Atlético - GO
Atlético-GO
Início da História
Fundado em 2 de abril de 1937, com raízes no bairro de Campinas, e tendo um Dragão como mascote, o Atlético é o pioneiro no futebol de Goiânia e foi a primeira equipe a conquistar um título estadual, em 1944.
Por escolha da maioria dos fundadores, o uniforme tem as cores vermelha e preta, inspirados no Flamengo, e o escudo segue os moldes do São Paulo. Participaram da fundação do Atlético, os irmãos Nicanor Gordo – primeiro presidente do conselho deliberativo -, Alberto Alves Gordo e Afonso Gordo, Edson Hermano, primeiro goleiro do clube, João de Brito Guimarães, João Batista Gonçalves, Ondomar Sarti, Benjamim Roriz, entre outros.
O primeiro presidente foi Antônio Accioly, descrito por atleticanos que o conheceram como um homem que vivia pelo Atlético. Foi ele quem conseguiu o terreno para a construção do estádio do clube que leva o seu nome. Era conhecido por resolver todos os problemas do clube, principalmente os financeiros.
Conquistas
Ao longo dos anos, o Dragão conquistou três títulos em âmbito nacional. O primeiro foi o Torneio da Integração Nacional, que foi disputador por 16 equipes de diferentes estados brasileiros, em 1971. O Atlético ainda foi bicampeão nacional, com os títulos da Série C em 1990 e 2008.
Porém, o clube passou por dificuldades no começo do século 21, devido más administrações e chegou próximo do fim, inclusive com a demolição e abandono do estádio Antônio Accioly. Em 2003, pela primeira vez em sua história, o clube caiu para a segunda divisão do Campeonato Goiano, de onde não conseguiu sair no ano seguinte.
Em 2005, com a ajuda de verdadeiros torcedores e abnegados, o atual presidente Valdivino José de Oliveira, o vice Maurício Sampaio, o presidente do Conselho, Marco Antônio Caldas, o ex-presidente Wilson Carlos e outros importantes beneméritos, o clube ressurgiu, o estádio Antônio Accioly foi reconstruído e o Dragão foi o campeão da divisão de acesso, conseguindo o retorno à elite do futebol goiano.
Dois anos depois, após 19 anos de jejum, o Atlético voltou a conquistar um título estadual, em uma campanha que ficou marcada na memória do torcedor atleticano.