Grêmio Prudente

 

 

Grêmio Prudente

 

O Grêmio Prudente Futebol Ltda., mais conhecido como Grêmio Prudente, ou ainda Grêmio de Presidente Prudente, ou simplesmente Prudente, é um clube de futebol brasileiro da cidade paulista de Presidente Prudente, fundado em 26 de março de 1989 na cidade de Barueri, onde esteve sediado até 2010.

 

Em Presidente Prudente, o clube manda os seus jogos do Campeonato Paulista de 2010 no Estádio Municipal Eduardo José Farah, o Prudentão

 

 O clube foi fundado em 1989, mas só joga profissionalmente desde 2001, quando disputou e venceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior  (na época, o time chamava-se Roma Barueri). Nesse mesmo ano, já com o nome de Grêmio Recreativo Barueri, disputou a Série B3 (sexta divisão) do Campeonato Paulista de Futebol, terminando em 14°. Em 2002, jogando a B3, conseguiu acesso para a B2.

 

No ano de 2003, jogando a B2, subiu para B1. Já em 2004, jogando a B1, subiu para a Série A3. O segundo título veio em 2005: jogando a A3, subiu para A2 como campeão.

 

Em 2006 o Barueri disputou a A2 e subiu para a primeira divisão do Campeonato Paulista de Futebol, sagrando-se campeão após golear o Sertãozinho por 4 a 1 no antigo Estádio Municipal Orlando Baptista Novelli. No mesmo ano, pela primeira vez o Barueri disputou uma competição nacional, o Campeonato Brasileiro - Série C, e conseguiu acesso para disputar a Série B do nacional em 2007. Este foi o sexto acesso conseguido em seis anos, o segundo só em 2006.

 

Em 2008, conseguiu o acesso ao Campeonato Brasileiro - Série A, antecipadamente, no dia 22 de novembro de 2008, ao vencer o América de Natal por 3 a 0, colocando quatro pontos a frente do Bragantino e conseguindo o acesso faltando uma rodada, assim se juntando aos três que já haviam conseguido o acesso, o Corinthians, campeão do ano, Avaí e o Santo André. O maior artilheiro da história do Barueri é o atacante Pedrão, que em 203 partidas assinalou 123 gols.

 

Em 2009, GRB faz sua estreia no Campeonato Brasileiro da Série A, e na oitava rodada do primeiro turno chega a ficar no grupo dos quatro melhores do campeonato. Termina a competição na 11ª posição, garantindo uma vaga na Copa Sul-americana de 2010. No entanto, desde o final de 2009, desavenças entre a prefeitura de Barueri e o clube despertaram a possiblidade da equipe se mudar para outra cidade. O caso não teve um acordo entre as partes e a equipe já havia oficializado suas partidas no Estádio Prudentão, na cidade de Presidente Prudente, onde mandou seus últimos jogos da Série A do Brasileirão.